Ensino

Graduação em Agronomia:

FIT5307 – Entomologia Agrícola

Ementa:

-Princípios de sistemática zoológica. Arthropoda. Técnicas entomológicas. Biologia, anatomia, fisiologia, morfologia externa de Arthropoda e Insecta. Autoecologia e sinecologia. Danos e utilidades de Arthropoda e Insecta. Principais ordens e famílias de insetos de importância agrícola.

Conteúdo programático:

-Aulas teóricas: Características de Arthropoda. Acarologia. Classe Insecta: características, origem, evolução e importância. Coleta e preservação. Reprodução e desenvolvimento de insetos. Estrutura e organossomas dos insetos. Ecologia de insetos. Insetos úteis e daninhos.

-Aulas práticas: Normas do laboratório. Arthropoda. Metamorfose de Insecta. Morfologia de ácaros e insetos. Determinação das ordens e subordens de insetos. Famílias de Orthoptera, Thysanoptera, Hemiptera, Lepidoptera, Coleoptera, Diptera e Hymenoptera.

FIT5610 – Manejo Integrado de Pragas

Ementa:

-Amostragem de insetos. Métodos e estratégias de controle de populações de insetos. Entomologia econômica. Toxicologia humana e do ambiente. Agrotóxicos. Legislação fitossanitária. Receituário agronômico. Tecnologia de aplicação dos controles.

Conteudo programático:

-Diagnose. Insetos daninhos. Amostragem. Identificação de insetos daninhos e insetos úteis, inimigos naturais. Métodos de controle: legislativo, manejo de plantas e físicos, controle biológico (insetos auxiliares e entomopatógenos), controle químico: inseticidas e acaricidas. Ecotoxicologia e toxicologia humana. Tecnologia de aplicação do controle. Entomologia econômica. Controle integrado e manejo integrado de pragas. Legislação. Receituário agronômico.

FIT5032 – Insetos Úteis

Ementa:

-Biologia e manejo de insetos zootécnicos, industriais, polinizadores, recicladores, alimentícios e inimigos naturais.

Conteúdo programático:

Utilidade dos insetos, serviços e produtos. Apicultura, meliponicultura, sericicultura, coccoidicultura. Insetos polinizadores, indicadores, decompositores e recicladores, alimentícios, predadores e parasitoides. Conservação de insetos.