III Concurso de Fotografia Entomologia Agrícola
O estudante Felipe Rosauro de Matheus Bustamante foi o vencedor do III Concurso de Fotografia Entomologia Agrícola, ocorrido no semestre 2022/1. Este link dá acesso ao Repositório da UFSC onde estão depositadas as fotografias do Felipe e suas descrições.
Clique aqui para participar do IV Concurso de Fotografia Entomologia Agrícola.
Foto I, Nymphalidae. | Foto II, Nymphalidae. | Foto III, Coccinellidae. |
Descrição das imagens por Felipe:
Na foto I, encontrei em um dia (17/05/2022) ensolarado na Fazenda da Ressacada durante uma atividade de Experimentação com azevém e ervilhaca uma borboleta da família Nymphalidae. Optei por essa foto pela arte contrastante de um inseto frágil repousando em mãos sujas de terra… Além da beleza dessa borboleta que convenientemente foi encontrada em um ambiente de cultivo rodeado de espécies com flores. Finalmente, o contexto agrícola desses insetos revolve entorno da importância que esses insetos tem na natureza para produção de alimentos e propagação de espécies vegetais, devido sua alta ação polinizadora. Por outro lado, podem causar danos na fase larval, já que são vorazes herbívoras que comem muitas folhas, podendo afetar produções, diminuindo capacidade fotossintética e portanto gerando uma cadeia de efeitos negativos nas plantas.
Na foto II, encontrei um dia (28/06/2022) no departamento de botânica da UFSC novamente uma espécie de Nymphalidae. Em situações parecidas com a foto I, gostei dessa foto pois encontrei-a logo após a aula de lepidopteros na disciplina de Entomologia, onde fixei a informação que borboletas com 4 pernas são da família Nymphalidae, além de novamente perceber que o ambiente da Botânica é muito bem arborizado e cheio de flores e néctar para borboletas.
Finalmente, na foto III, avistei no CCA no dia 03/06/2022 uma joaninha, portanto da ordem Coleoptera e família Coccinellidae, aos arredores da entrada do CCA, onde normalmente também é encontrado uma diversidade de outros insetos, como por exemplo afídeos (parte comum da dieta das Coccinellidae). Dito isso, escolhi essa foto porque achei bonito como um inseto tão aparentemente inofensivo (parece muito fofo) pode ser tão destrutivo pra outros tipo de insetos, já que se sabe sobre o incrível potencial de controle biológico das joaninhas, principalmente contra pulgões.